Coletivo de Igualdade Racial



Coordenador do Coletivo de Igualdade Racial
Florisvaldo Rodrigues
________________________________________
O Coletivo de Igualdade Racial vem despertando nos trabalhadores da Saúde participação sobre as questões discriminatórias garantindo maior participação. Falar sobre racismo no Brasil ainda é uma questão delicada, pois muitos não reconhece ações preconceituosas incutidas em seus comportamentos e atitudes na sociedade.
Sabe-se por meio de estudos que poucos negros e negras tem estudo superior, por isso a questão de cotas é uma verdade que deve ser respeitada.
Hoje em dia é bonito dizer: - Não tenho preconceito! No entanto precisamos saber o que isso exatamente significa, pois nos livros paradidáticos, novelas, histórias infantis sempre a princesa tinha os olhos azuis e cabelos e peles claras. Passamos por um momento da história que os negros e negras em situação de escravidão quando não suportavam mais tratamento e condições de trabalho fugiam eram perseguidos e muitas vezes mortos, eram tratados com tanta brutalidade e violência que se rebelavam, e, mais pra frente após a oficialização de sua liberdade a sociedade os abandonou a margem sem condições de subsistência, neste momentos os Quilombos se tornaram sua fortaleza por questões de segurança e sobrevivência econômica em terras de difícil acesso para lá buscarem um pouco de esperança para suas famílias.
Hoje o quadro é diferente agir com preconceito é crime, mas como entender estas questões?
Para debater e construir ações de desdobramentos, venha participar do Coletivo de Igualdade Racial.
Procure a Diretora ou Diretor de sua região e venha contribuir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário